Pular para o conteúdo
Início » Blog » Quais formatos de arquivos para máquina de corte a laser?

Quais formatos de arquivos para máquina de corte a laser?

  • por
formatos de arquivos para máquina de corte a laser

As máquinas de corte a laser podem trabalhar com diferentes formatos de arquivos, dependendo do software e controlador utilizados. Aqui estão alguns dos formatos de arquivos para máquina de corte a laser mais usados pelos principais fabricantes.

Arquivos vetoriais: Os formatos vetoriais são amplamente utilizados em máquinas de corte a laser, pois permitem escalabilidade sem perda de qualidade. Existem sites especializados em venda de vetores de projetos prontos para corte. Por exemplo, em nosso site vendemos projetos vetorizados prontos para corte em MDF de luminárias pendentes.

Os formatos de arquivos mais comuns são:

  • SVG (Scalable Vector Graphics): É um formato aberto e amplamente suportado para gráficos vetoriais. É um dos formatos mais utilizados para corte com máquina laser.
  • AI (Adobe Illustrator): É um formato nativo do software Adobe Illustrator, amplamente utilizado para design vetorial.
  • DXF (Drawing Exchange Format): É um formato de intercâmbio de dados amplamente utilizado para desenhos CAD. É o formato de arquivo mais utilizado para corte com máquina laser.

Imagens rasterizadas: Embora as máquinas de corte a laser sejam principalmente adequadas para arquivos vetoriais, também podem trabalhar imagens para gravação. Alguns formatos comuns de imagens para gravação são:

  • BMP (Bitmap): É um formato de imagem padrão do Windows.
  • JPEG (Joint Photographic Experts Group): É um formato comum para imagens fotográficas.
  • PNG (Portable Network Graphics): É um formato popular para imagens com transparência.

Além desses formatos, algumas máquinas de corte a laser podem ser compatíveis com outros formatos específicos, dependendo do software e controlador utilizado. É sempre recomendável verificar a documentação da máquina e do software associado para obter informações precisas sobre os formatos de arquivos suportados.

É importante também considerar a qualidade da imagem ou vetorização adequada para o corte a laser. Certifique-se de que os arquivos estejam corretamente dimensionados, com linhas vetorizadas para cortes e gravações precisas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *